No dicionario está escrito:
Ritimo: Movimento ou ruído que se repete, no tempo, a intervalos regulares, com acentos fortes e fracos.
Compasso: Unidade métrica formada de tempos agrupados em porções iguais.
Entendendo o que é ritimo.
Vamos analisar as batidas de um relógio. Note que duma batida a outra existe um intervalo de tempo igual e sem variação. A música trabalha com um principio parecido, mas na musica a velocidade pode ser mais lenta ou rápida demais em comparação as batidas de um relógio. Você já notou as pessoas batendo palmas enquanto a música é tocada? Elas estão inconscientemente marcando o ritimo da musica.
Compasso.
Ainda usando o exemplo do relógio, iremos contar de dois em dois segundos e estará estabelecido o compasso que terá limite no segundo badalar do relógio e terá inicio no primeiro. Este é um compasso binário.
Simbolo do compasso binário.
E se nós contarmos de três em três, estará estabelecido o compasso ternário que finalizara no terceiro badalar e iniciara no primeiro.
Simbolo do compasso ternário.
E ainda podemos elaborar outro compasso que é o compasso quartenário, contando de quatro em quatro segundos que finalizara no quarto badalar e iniciara no primeiro.
Simbolo do compasso quaternário.
Existem ainda os compassos com cinco, sete e até mais tempos que são muito usados na musica contemporânea.
Subdivisão
Nós aprendemos que a música é dividida em compassos, os compassos em tempos (binário, ternário e quartenário), e agora dividiremos o tempo (segundos do relógio) em subdivisões.
Exs:
Na verdade, o tempo pode ser dividido em até dezesseis partes. parece absurdo, mas é como se o músico fizesse dezesseis notas por segundo. Assim o compasso teria sessenta e quatro notas até o seu término.
Outras subdivisões:
Observação: Essas letras e números, devem ser mencionados com a boca durante o treino da levada ou solo. Essa maneira simplificada de se estudar a música foi elaborado para iniciantes que não tem noção sobre partituras, não devendo ele assim substitui-la. Todo o conteúdo foi criado de maneira que se aproxime ao máximo da realidade que é a escrita musical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário