#: sustenido
Nota: único som.
Acorde: Conjunto de notas.
Através desta escala iremos entender como montar os acordes maiores, menores, aumentados e diminutos. dissonâncias (C9) e inversões (C/E).
Note que a escala cromática apresenta as seguintes notas: dó ré mi fá sol lá e sí. As notas que não possuem #, são o mi e o sí, ou seja os dois ís. Assim será mais fácil decora-la.
Nomes das cordas do agudo ao grave (ou seja, de baixo para cima):
1: mi
2: sí
3: sol
4: ré
5: lá
6: mi
Vamos analisar a seguinte situação: A primeira corda "solta" recebe o nome de mí e apertada na primeira casa, recebe o nome de fá. Deveremos então entender a seguinte regra: 1º identificar o nome da corda. 2º usar a escala cromática até chegar a casa desejada. Analisaremos outro exemplo: A corda ré apertada na quarta casa será a nota fa# e assim por diante. A figura abaixo demonstra como funciona esse mesmo esquema nas duas cordas de cima (mi e lá)
Vamos analisar agora, a questão do tom e do semitom na escala cromática: da nota dó até o dó# há a distancia (ou intervalo) de meio tom (ou semitom), e do dó# até o ré também há meio tom, se assim acontece com essas três notas, então chegamos a conclusão de que do dó ao ré existem um tom de intervalo. Outros exemplos: do dó ao mi há dois tons de intervalo. do si ao dó há meio tom, e do si ao ré# há dois tons.
Agora vamos entender como funciona a montagem dos acordes maiores, menores, aumentados e diminutos.
Regra para a formação de acordes.
Maiores: 2 tons e 1,5 tons.
Menores: 1,5 tons e 2 tons.
Aumentados: 2 tons e 2 tons.
Diminutos: 1,5 tons e 1,5 tons.
Cifras:
C: dó
D: ré
E: mi
F: fá
G: sol
A: lá
B: sí
Maiores: não haverá nada escrito na frente da cifra.
Menores: Haverá um "m" minusculo.
Aumentado: Haverá um sinal de +.
Diminuto: Haverá um sinal de º .
Quero lembrar e deixar bem claro que a cifra é diferente em vários países, devido a questões culturais.
Agora vamos usar o acorde de C(dó).
1º 3º 5º
C: dó mi sol
Cm: dó ré# sol
Note que no caso do C, a primeira nota é um "dó" por ser esta a nota que esta no baixo do acorde, assim sendo a nota principal do acorde. Identificada a primeira nota eu a uso como partida para a contagem e montagem do acorde usando a regra descrevida no Regras para a formação de acordes.
Na regra eu devo contar da nota dó até a próxima nota 2 Tons, que será a nota mi. Agora a partir da nota mi eu uso 1,5 tons para achar a próxima nota que será o sol.
Usando esta mesma regra eu irei calcular o acorde de Cm. Note que para calcular, você deve usar a seguinte sequencia.
1º Identificar o nome da primeira nota que é a nota principal do acorde. Ex: se for C#, será dó#. se for B será sí.
2º Usar a escala cromática para calcular a próxima nota a partir da "nota principal" ou "1º" e usando a regra descrita em Regras para a formação de acordes.
3º A partir dessa nota (3º) que surgiu eu calculo a próxima (5º) usando a regra descrita acima.
Alguns exemplos resolvidos:
C+: dó mi sol#
D: ré fá sol#
Em: mi sol si
F#: fá# lá# dó#
Essa regra pode ser usada em outros instrumentos, como por exemplo o teclado. Vamos ver um exemplo: O acorde de C no teclado é formado pelas notas dó mí sol, isso quer dizer que se eu apertar essas três teclas, estará formado o acorde de C maior. Vamos observar a figura.
Qualquer duvida postem nos comentários.