Formação de acordes

Vamos iniciar com a escala cromática que é o primeiro passo para o estudo da formação de acorde, e por isso devemos decora-la:  ...dó dó# ré ré# mi fá fá# sol sol# lá lá# sí e dó ... O teclado trabalha com o mesmo principio. As notas dó ré mi fá sol lá e , são as teclas brancas e as notas dó# ré# fá# sol# lá# são as teclas pretas, e retorna-se do começo iniciando um novo ciclo. Vejamos:



#: sustenido
Nota: único som.
Acorde: Conjunto de notas.

Através desta escala iremos entender como montar os acordes maiores, menores, aumentados e diminutos. dissonâncias (C9) e inversões (C/E).


Note que a escala cromática apresenta as seguintes notas: dó ré mi fá sol lá e. As notas que não possuem #, são o mi e o , ou seja os dois ís. Assim será mais fácil decora-la.

Nomes das cordas do agudo ao grave (ou seja, de baixo para cima):

1: mi
2: sí
3: sol
4: ré
5: lá
6: mi


Vamos analisar a seguinte situação: A primeira corda "solta" recebe o nome de e apertada na primeira casa, recebe o nome de fá. Deveremos então entender a seguinte regra: 1º  identificar o nome da corda. 2º  usar a escala cromática até chegar a casa desejada. Analisaremos outro exemplo: A corda   apertada na quarta casa será a nota fa# e assim por diante. A figura abaixo demonstra como funciona esse mesmo esquema nas duas cordas de cima (mi e lá)
É importante decorar a escala cromática e o nome das cordas para se ter maior domínio da escala do instrumento. qualquer duvida mande comentários.

Vamos analisar agora, a questão do tom e do semitom na escala cromática: da nota até o dó# há a distancia (ou intervalo) de meio tom (ou semitom), e do dó# até o  também há meio tom, se assim acontece com essas três notas, então chegamos a conclusão de que do aoexistem um tom de intervalo. Outros exemplos: do ao midois tons de intervalo. do si ao meio tom, e do si ao ré#dois tons.




Agora vamos entender como funciona a montagem dos acordes maiores, menores, aumentados e diminutos.

Regra para a formação de acordes.
Maiores: 2 tons e 1,5 tons.
Menores: 1,5 tons e 2 tons.
Aumentados: 2 tons e 2 tons.
Diminutos: 1,5 tons e 1,5 tons.

Cifras:
C: dó
D: ré
E: mi
F: fá
G: sol
A: lá
B: sí

Maiores: não haverá nada escrito na frente da cifra.
Menores: Haverá um "m" minusculo.
Aumentado: Haverá um sinal de +.
Diminuto: Haverá um sinal de º .
Quero lembrar e deixar bem claro que a cifra é diferente em vários países, devido a questões culturais.

Agora vamos usar o acorde de C(dó).
        1º    3º    5º
C:     dó  mi   sol
Cm: dó  ré#  sol

Note que no caso do C, a primeira nota é um "dó" por ser esta a nota que esta no baixo do acorde, assim sendo a nota principal do acorde. Identificada a primeira nota eu a uso como partida para a contagem e montagem do acorde usando a regra descrevida no Regras para a formação de acordes. 
Na regra eu devo contar da nota até a próxima nota 2 Tons, que será a nota mi. Agora a partir da nota mi eu uso 1,5 tons para achar a próxima nota que será o sol.
Usando esta mesma regra eu irei calcular o acorde de Cm. Note que para calcular, você deve usar a seguinte sequencia.
1º Identificar o nome da primeira nota que é a nota principal do acorde. Ex: se for C#, será dó#. se for B será sí.

2º Usar a escala cromática para calcular a próxima nota a partir da "nota principal" ou "1º" e usando a regra descrita em Regras para a formação de acordes.

3º A partir dessa nota (3º) que surgiu eu calculo a próxima (5º) usando a regra descrita acima.

Alguns exemplos resolvidos:
C+: dó mi sol#
D: ré fá sol#
Em: mi sol si
F#: fá# lá# dó#

Essa regra pode ser usada em outros instrumentos, como por exemplo o teclado. Vamos ver um exemplo: O acorde de C no teclado é formado pelas notas dó  mí  sol, isso quer dizer que se eu apertar essas três teclas, estará formado o acorde de C maior. Vamos observar a figura.



Qualquer duvida postem nos comentários.