nesta pagina abordarei o assunto, "Harmonia funcional" ou "Funções harmônicas".
Antes de tudo precisamos entender o que é "campo harmônico". vamos analisar a seguinte sequencia de acordes:
C Dm Em F G Am Bdim
Você já notou que acima das cifras esta escrito, Tom: C? Ela se refere aos acordes que estão sendo usados naquela música, neste caso estão sendo usados os acordes da tonalidade de Dó maior. Existem ainda outras tonalidades que serão usadas de acordo com a altura que a pessoa canta.
Outras tonalidades:
C# D#m Fm F# G# A#m Cdim
D Em F#m G A Bm C#dim
D# Fm Gm G# A# Cm Ddim
E F#m G#m A B C#m D#dim
F Gm Am Bb C Dm Edim
F# G#m A#m B C# D#m Fdim
G Am Bm C D Em F#dim
G# A#m Cm C# D# Fm Gdim
A Bm C#m D E F#m G#dim
A# Cm Dm D# F Gm Adim
B C#m D#m E F# G#m A#dim
Note que estas notas ao serem executadas geram uma "harmonia"entre si, ou de uma maneira mais grosseira; elas se encaixam uma com as outras dando uma sonoridade agradável de se ouvir. Tente colocar notas que não pertencem a escala e você vera o atrito que elas sofrem umas com as outras. Obs: podemos usar notas fora desse campo harmônico mas com uma certa cautela pois elas podem atrapalhar a musica se não usadas corretamente.
Vamos numerar agora a escala de Dó maior com os números romanos.
I IIm IIIm IV V VIm VIIdim
C Dm Em F G Am Bdim
Note que cada acorde possui uma numeração em números romanos; esses números são chamados de graus.
Ex: O acorde de Fá maior está no quarto grau e o de Sol maior está no quinto grau, já o acorde de Lá menor está no sexto grau e assim se segue...
Dessa sequencia de acordes nós iremos retirar os acordes do I, V, IV e VIm:
C G F Am
Esses acordes são praticamente os principais do campo harmônico e que quase tudo gira em torno deles, e você também irá notar que varias musicas são feitas em cima desses acordes.
Ex: Trecho da musica Projeto no deserto, da banda Voz da verdade.
C G
Que Deus é esse?
Am F
Que estás por perto?
C G Am F
E que fez o seu projeto no deserto.
Nós deveremos saber tocar essas musicas em todos os tons fazendo assim o transporte das mesmas. Qualquer duvida com as cifras é só acessar a pagina de Cifras.
Classificação da função dos acordes
I: Tônica
IIm: Subdominante
IIIm: Tônica
IV: Subdominante
V: Dominante
VIm: Relativo menor (Tônica)
VIIº: DominanteClassificação da função dos acordes
I: Tônica
IIm: Subdominante
IIIm: Tônica
IV: Subdominante
V: Dominante
VIm: Relativo menor (Tônica)
Algumas observações:
Os acordes com funções Tônica tem função de conclusão, e são normalmente o inicio e o fim de uma musica. Ele é conclusivo por terminar a música, ou resolve uma frase.
O acorde Subdominante pode ser substituído pelo IIm e normalmente ele é antecedido pelo I7. Ex: C C7 F , o I7 faz uma preparação para a Subdominante, ou seja, é como se ele chama-se para esta função.
O acorde Dominante normalmente é usado com o intervalo de sétima (7) e é instável procurando a conclusão na Tônica. Ex: G7 C.